VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA FAZER ANO NOVO DAR CERTO?

Todo ano é a mesma coisa, votos de natal, ano novo, promessas pessoais de mudanças de hábitos, metas a serem cumpridas, do tipo, “emagrecer 20 quilos”, “parar de fumar”, “passar mais tempo com os filhos”, “cuidar de si próprio”, etc. Mas na realidade muitos desses objetivos já foram programados em anos passados e não foram realizados. Por que isso acontece? Por que é tão difícil mudar de hábitos?

Às vezes isso ocorre porque exigimos de nós metas grandiosas, tal como emagrecer 20 quilos em dois meses, quando o sadio é focar no planejamento de metas menores, como emagrecer um quilo por semana. Por conseguirmos alcançar esta meta com maior facilidade apesar do esforço, vamos nos tornando cada vez mais motivados a continuar o processo de emagrecimento e assim o sucesso em atingir o peso ideal é mais garantido. Outras vezes nos sentimos limitados, sem opções de mudanças, nos sentimos vitimizados, sem oportunidades, aprisionados no ciclo do fracasso.

Não é fácil mudar do dia pra noite, por isso também não é recomendável fazer varias promessas simultaneamente, pois tendemos a nos desmotivar de todas, caso uma não chegue no objetivo que desejamos. Engana- se quem acha que a mudança de hábito gera um benefício só para si pró- prio.

A mudança representará algo positivo para o outro. Por exemplo, dificilmente, se para de fumar pela consciência de que cigarro faz mal à saú- de, mas é comum escutarmos a frase: “parei de fumar pelo meu filho, ele me pediu isso.”

Outro fator importante é o autocontrole para renunciar às tentações de voltar a cometer os velhos hábitos que desejamos deixar para traz. Para que mudanças ocorram em 2015 é preciso estar disposto a sair da zona de conforto, enfrentando a auto-sabotagem, encarando nossos medos, desafiando a cada minuto a possibilidade de vivermos de maneira mais satisfató- ria com nossas escolhas. A terapia corporal biodinâmica é de grande valia nessa reconstrução de pessoas mais justas com as próprias vontades. Além de melhorar nosso autoconhecimento, recebemos dela o apoio e suporte que precisamos para tomar fôlego e seguir construindo nossos desejos. Entender porque tendemos a desistir, porque retrocedemos quando estamos quase chegando no objetivo, se faz necessário para progredir.

Faça de 2015 um ano feliz e produtivo. Isso só depende de como você se organizará para cuidar de si e de suas metas e objetivos. Não será fácil, mas o novo ano abre a possibilidade de fazer as coisas diferentes. No final, todo esforço emocional e físico valerá a pena.

Você quer que 2015 seja diferente?

Comece a mudança por você!

Tais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *